Semana 4 Aula
Vídeo aula classificação dos triângulos quanto a seus ângulos
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Semana 4 Aula 1
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Semana 3 Aula 2
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Semana 3 Aula 1
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Semana 2 Aula 5
1) Diga se a figura é plana ou não plana :
a)
CD:......................................................................
b) Carta de baralho:
............................................................
c) Dados de um jogo de azar:
.........................................................................
d) Um vaso redondo de flor:
............................................................................
e)Um quadro na parede:................................
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Semana 2 Aula 3
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Semana 1 Aula 3
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Semana 1 Aula 2
Bases do Prisma
De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em:
- Prisma Triangular: base formada por triângulo.
- Prisma Quadrangular: base formada por quadrado.
- Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.
- Prisma Hexagonal: base formada por hexágono.
- Prisma Heptagonal: base formada por heptágono.
- Prisma Octogonal: base formada por octógono.
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Semana 1 Aula 1
Prisma - Figura Geométrica
O prisma é um sólido geométrico que faz parte dos estudos
de geometria espacial.É caracterizado por ser um poliedro convexo com duas bases (polígonos iguais) congruentes e paralelas, além das faces planas laterais (paralelogramos).
Composição do Prisma
Os elementos que compõem o prisma são: base, altura, arestas, vértices e faces laterais.
Assim, as arestas das bases do prisma são os lados das bases do polígono, enquanto que as arestas laterais correspondem aos lados das faces que não pertencem às bases.
Os vértices do prisma são os pontos de encontro das arestas e a altura é calculada pela distância entre os planos das bases.
Semana 6 Aula 2.
1) Com 15 prestações mensais iguais de 475 reais
Érick comprou uma moto. Quanto custou essa moto?
Resposta:
15 x 475= 7125
2) Ana quer terminar a leitura de um livro em 15
dias, lendo sempre o mesmo número de páginas todos os dias. Sabendo que o livro
tem 285 páginas, quantas páginas Ana deverá ler por dia?
Resposta:
285 dividido por 15 = 19
dias
3) Se cada cesta de frutas tem 14 bananas, 9 maçãs e
7 laranjas. Quantas frutas contêm 12 cestas?
Resposta:
Bananas 14 x 12 = 168
Maças 9 x 12 =108
Laranjas 7 x 12 =84
Total= 168 + 108 + 84=360
frutas em 12 cestas
4) Em cada caixote cabem 30 dúzias de laranjas. Um caminhão está carregado
com 80 caixotes de laranjas. Quantas laranjas, no total o caminhão está
carregando?
Resposta:
80 x30= 2400 laranjas
5) Comprei um
carro por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao
final dos 24 meses, quanto terei pago pelo carro?
Resposta:
Prestações 630 x 24 =15120
Total=
2500 + 15120 =17620
6) Luis e Vera foram encarregados de preparar os sanduíches
para a festa surpresa de Anita. Cada pão de fôrma dá para 12 sanduíches. São 22
os convidados e a previsão é que cada um coma 6 sanduíches. De quantos pães de
fôrma eles vão precisar?
Resposta:
22 x 6 = 132 sanduíches
132 dividido por 12 = 11 Paes
7) No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de
quinta série e quatro de sexta série. Em cada quinta série há 32 alunos e, em
cada sexta série, 30 alunos. Quantos alunos há no total nas quintas e sextas
séries juntas nesta escola?
Resposta
Quinta Serie: 4 x32 =128
Sexta serie : 4 x 30 = 120
Total alunos: 128 + 120 = 248 alunos
8) Duas dúzias de estojos custam R$ 384,00. Quanto custa 11
estojos?
Resposta:
2 dúzias
= 24 estojos
384
dividir por 24= cada estojo custa 16 reais
11 x 16= 176
Semana 6 Aula 1
1) Com 15 prestações mensais iguais de 475 reais
Érick comprou uma moto. Quanto custou essa moto?
2) Ana quer terminar a leitura de um livro em 15
dias, lendo sempre o mesmo número de páginas todos os dias. Sabendo que o livro
tem 285 páginas, quantas páginas Ana deverá ler por dia?
3) Se cada cesta de frutas tem 14 bananas, 9 maçãs e
7 laranjas. Quantas frutas contêm 12 cestas?
4) Em cada caixote cabem 30 dúzias de laranjas. Um caminhão está carregado
com 80 caixotes de laranjas. Quantas laranjas, no total o caminhão está
carregando?
5) Comprei um
carro por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao
final dos 24 meses, quanto terei pago pelo carro?
6) Luis e Vera foram encarregados de preparar os sanduíches
para a festa surpresa de Anita. Cada pão de fôrma dá para 12 sanduíches. São 22
os convidados e a previsão é que cada um coma 6 sanduíches. De quantos pães de
fôrma eles vão precisar?
7) No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de
quinta série e quatro de sexta série. Em cada quinta série há 32 alunos e, em
cada sexta série, 30 alunos. Quantos alunos há no total nas quintas e sextas
séries juntas nesta escola?
8) Duas dúzias de estojos custam R$ 384,00. Quanto custa 11
estojos?
Semana 5 Aula 2
Exercícios
1)
Marque um
X no parêntese que contenha a ÚNICA alternativa correta.
a) O
número 1444 corresponde em Algarismo Romano a:
(
) MCDXLIV
(
) MLXDIV
(
) MCDXXXXIV
b) O
número romano MMDXXXVI corresponde a:
(
) 2436
(
) 1536
(
) 2536
c) O número
698 corresponde em Algarismo Romano a:
(
) DCLXLVIII
(
) DCXCVIII
(
) DCXCIIX
d) O
número romano MCMIV corresponde a:
(
) 2904
(
) 1994
(
) 1904
e) O
antecessor de 912 em Algarismo Romano é:
(
) CMXI
(
) MCXI
(
) DCDXI
f) O
sucessor de 230 em Algarismo Romano é:
(
) CCXXLI
(
) CCXXXI
(
) CLLXXXI
2) (C+S) - O algarismo romano MCIX,
no sistema de numeração decimal é representado por:
a)
( ) 1129
b)
( ) 1009
c)
( ) 1119
d)
( ) 1109
3)
(C+S) - Faça a
correspondência correta
(1) 2734
(2) 27
(3) 1522
(4) 674
(5) 999
(6) 1278
(7) 1032
(
) MCCLXXVIII
(
) MMDCCXXXIV
(
) DCLXXIV
(
) CMXCIX
(
) MXXXII
(
) XXVII
(
) MDXXII
4)
represente
com arábicos e números romanos, conforme o exemplo:
quatrocentos
e setenta e seis = 476 = CDLXVI
a)
setecentos e quatro _________________ = __________________
b)
oitocentos e vinte e seis _________________ = __________________
c) três
mil e novecentos e dez _________________ = __________________
d) mil e
seiscentos e trinta e nove _________________ = __________________
e) mil e
quinhentos e oitenta e nove _________________ = __________________
f)
quatrocentos e noventa _________________ = __________________
g) mil e
setenta e quatro _________________ = __________________
h) três
mil e quatrocentos e dez _________________ = __________________
i) dois
mil e oitocentos _________________ = __________________
j)
novecentos e sessenta e três _________________ = _________________
5)
Escreva o
antecessor e o sucessor dos números a seguir utilizando os números romanos.
a)
__________ 14 ____________
b)
__________ 30 ____________
c)
__________ 39 ____________
d)
__________ 69 ____________
e)__________
78 ____________
f)
__________ 89 ____________
g)
__________ 140 ___________
h)
__________ 175 ___________
i)
__________ 390 ___________
j)
__________ 417 ___________
6) (C+S) - Marque um
X no parêntese que não corresponde o Algarismo Romano com o seu
número decimal, nas questões abaixo.
( ) 1040 = MXL
( ) 995 = CMXCV
( ) 1069 = MLXIX
( ) 1118 = MCXVIII
( ) 1199 = MCXCVIIII
( ) 1040 = MXL
( ) 995 = CMXCV
( ) 1069 = MLXIX
( ) 1118 = MCXVIII
( ) 1199 = MCXCVIIII
Semana 5 Aula 1
video aula correção Pet semana 4
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Semana 4 Aula 3
Semana 4 Aula 2
Exercícios
1)
Calcule o resultado das operações.
a) 0,1 + 0,2 b) 0,35 + 0,4 c) 1,25 + 6 d) 2,47 + 1,25 e) 14,36 + 0,3
a) 0,1 + 0,2 b) 0,35 + 0,4 c) 1,25 + 6 d) 2,47 + 1,25 e) 14,36 + 0,3
2)
Escreva os três próximos termos das sequência numéricas.
a) 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 ____ ____ ____
b) 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 ____ ____ ____
c) 0,04 0,06 0,08 0,10 0,12 ____ ____ ____
a) 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 ____ ____ ____
b) 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 ____ ____ ____
c) 0,04 0,06 0,08 0,10 0,12 ____ ____ ____
3)
Qual é o valor da expressão (15,8 - 7,36 + 0,83) + (6 - 2,34 + 0,75) ?
4) São dados os números a e b, tais que a
= 10 - (5,76 + 2,3) e b = (10 - 5,76) + 2,3.
a) Qual é o valor de a
?
b) Qual é o valor de b ?
c) Calcule o valor de a + b.
5) Em certa
cidade, os dois edifícios mais altos são o Verde e o Amarelo. O edifício Verde
tem 37,6 metros de altura e o edifício Amarelo, 29,45 metros. Quantos metros o
edifício Verde é mais alto que o edifício Amarelo?
6) A ginasta
Daiane dos Santos obteve a 5ª colocação da ginástica artística de
solo nas Olimpíadas de Atenas 2004. Daiane conseguiu a nota de 9,375 e a romena
Catalina Ponor conquistou a nota 9,75. Qual delas conseguiu a maior no
7) Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do
número decimal 724,96?
a) 48,284 b) 586,28
c) 241,59 d)
482,84
8) Num
supermercado o preço do feijão é de R$3,95 , o preço do arroz é
de R$ 2,78 e o
preço da farinha de trigo é de R$ 4,15. Se
forem adquiridos os três produtos e pagarmos com uma nota de R$ 20,00 ,
quanto se receberá de troco ?
Semana 4 Aula 1
Semana 3 aula 5
Semana 3 aula 4
Correção dos exercícios da semana 3 aula 2
1)Quais números estão representados
abaixo:
a) XIV __14
b) LXII ____62
c) XLV ____45
d) XC _____90
e) CCXXX ___130
f) CLXXVII ___175
g) CCXLII ___142
a) XIV __14
b) LXII ____62
c) XLV ____45
d) XC _____90
e) CCXXX ___130
f) CLXXVII ___175
g) CCXLII ___142
2)
Determine o sucessor destes números:
a) 289 ___290
b)1109 ___1110
c) 5899 ___5900
d) 9999 __10000
a) 289 ___290
b)1109 ___1110
c) 5899 ___5900
d) 9999 __10000
3)
Determine o antecessor destes números:
a) 590 ____589
b) 3485 ___3484
c) 6090 ___6089
d) 20000 __19999
a) 590 ____589
b) 3485 ___3484
c) 6090 ___6089
d) 20000 __19999
4)
Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:
a) 26 _____XXVI
b) 102 ____CII
c) 830 ____DCCCXXX
d) 77 ____LXXVII
e) 409 ___CDIX
f) 1050 __ML
g) 91 ___XCI
a) 26 _____XXVI
b) 102 ____CII
c) 830 ____DCCCXXX
d) 77 ____LXXVII
e) 409 ___CDIX
f) 1050 __ML
g) 91 ___XCI
5)
No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século
XIX. Usando algarismos, escreva o número que representa esse século.= 19
Semana 3 aula 3
Lista de exercícios do 6º ano.
1)Passe os números do sistema indo-arábico para o sistema romano ou sistema romano para o sistema indo-arábico.
a)II
= b)IV
= c)XI
= d)XX
= e)LXIX
= f)1700
= g)1582 = h)671
= i)443
=
2) Em MDXXX , com o propósito de realizar uma política de colonização
efetiva, Dom João III, "O Colonizador", organizou uma expedição ao
Brasil.
Escreva os números citados, utilizando algarismos
indo arábicos.____________________________________
3) Os números
representados por CX e XC no sistema romano têm o mesmo valor.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
4) Usando o sistema romano
de numeração, você deve escrever os seguintes números:
a) 23 ______________
b) 112 ____________
c) 834 _____________
d) 79 ______________
e) 449 _____________
f) 1450 ________________
g) 91 _______________
h) 365 _______________
i) 3912 _____
a) 23 ______________
b) 112 ____________
c) 834 _____________
d) 79 ______________
e) 449 _____________
f) 1450 ________________
g) 91 _______________
h) 365 _______________
i) 3912 _____
5) Estou lendo o capitulo
LXXVII de um livro. Usando os nossos símbolos, escreva o número
correspondente ao capítulo que estou lendo. _____________
6) João tem IX de idade seu
irmão mais velho tem XXI e o mais novo V, somando a idade dos três dá a idade
do pai.Quantos anos tem o pai deles ?
Semana 3 Aula 2
1)Quais números estão representados
abaixo:
a) XIV _______________
b) LXII ______________
c) XLV ______________
d) XC _______________
e) CCXXX ______________
f) CLXXVII _____________
g) CCXLII ______________
a) XIV _______________
b) LXII ______________
c) XLV ______________
d) XC _______________
e) CCXXX ______________
f) CLXXVII _____________
g) CCXLII ______________
2)
Determine o sucessor destes números:
a) 289 _________
b)1109 ________
c) 5899 ________
d) 9999 ________
a) 289 _________
b)1109 ________
c) 5899 ________
d) 9999 ________
3)
Determine o antecessor destes números:
a) 590 _________
b) 3485 ________
c) 6090 ________
d) 20000 _______
a) 590 _________
b) 3485 ________
c) 6090 ________
d) 20000 _______
4)
Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:
a) 26 ______________
b) 102 _____________
c) 830 _____________
d) 77 ______________
e) 409 ______________
f) 1050 _____________
g) 91 ______
a) 26 ______________
b) 102 _____________
c) 830 _____________
d) 77 ______________
e) 409 ______________
f) 1050 _____________
g) 91 ______
5)
No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século
XIX. Usando algarismos, escreva o número que representa esse século.
Semana 3 aula 1
sugestão de vídeo aula.
Semana 3 Aula 1
Sistema de Numeração Decimal
- · O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades.
- · Os símbolos matemáticos utilizados para representar um número no sistema decimal são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas.
- · Com os algarismos formamos numerais (Numeral é o nome dado a qualquer representação de um número).
- · A Partir do agrupamento de 10 em 10 surgiu a primeira definição: o grupo de dez unidades recebe o nome de dezena.
- · Cada grupo de 10 dezenas forma uma centena
Semana 2 aula 2
Numeração maia
Os numerais
são representados por símbolos compostos por pontos e barras, sendo o zero
a única exceção por ser representado pelo desenho de uma concha.
A partir do 20, os números eram representados considerando a
posição do algarismo, parecido com o sistema de numeração que nós
utilizamos, com uma diferença importante, eram escritos na vertical, o número
20 fica então:
Sistema de Numeração Babilônico
Quem pensa que não utilizamos o sistema babilônico, está enganado, pois a divisão
das 24 horas, uma hora em 60 minutos e os minutos em 60 segundos, é uma herança
dos babilônicos. O sistema babilônico utiliza a base 60 para a formação de seus
numerais.
O sistema
sexagesimal, também conhecido como sistema de numeração babilônico,
necessita de 60 algarismos diferentes de 0
a 59. Para compor esses números eles usam a base 10 (utilizada
no sistema de numeração decimal, o utilizado atualmente), para associar
símbolos que correspondiam aos 60 “algarismos” necessários.
Veja figuras abaixo:
Veja figuras abaixo:
Símbolos que representam os números
de 1 a 10.
Agora para escrever os números
de 2 a 9 utiliza-se os mesmos símbolos, mas dispostos de uma forma
diferente:
Para representar os números 10,
20, 30, 40 e 50 utiliza-se o símbolo do numeral 10, mas dispostos de
forma diferentes:
Exemplo:
Como ficaria o número 45?
Como ficaria o número 45?
Semana 2 aula 1
Sistema de numeração Romano
Esse Sistema de numeração é o mais usado nas
escolas, depois do sistema de
numeração decimal. E também na representação de:
• designação de séculos e datas;
• indicação de capítulos e volumes de livros;
• mostradores de alguns relógios, etc.
• designação de séculos e datas;
• indicação de capítulos e volumes de livros;
• mostradores de alguns relógios, etc.
No Sistema de Numeração Romano é utilizado sete letras
(símbolos) que representam os seguintes números:
1
|
I
|
5
|
V
|
10
|
X
|
50
|
L
|
100
|
C
|
500
|
D
|
1000
|
M
|
Para formar outros números romanos utiliza-se as
letras acima repetindo-as uma, duas ou três vezes (nunca mais de três). Sendo
que as letras V, L e D não podem ser repetidas.
2
|
II
|
3
|
III
|
20
|
XX
|
30
|
XXX
|
200
|
CC
|
300
|
CCC
|
2000
|
MM
|
3000
|
MMM
|
Para
formar números diferentes dos citados até agora, devemos saber que as letras I,
X e C, colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a
diferença deles, obedecendo às seguintes regras:
♦ I coloca-se à esquerda de V ou X
♦ X coloca-se à esquerda de L ou C
♦ C coloca-se à esquerda de D ou M
Se colocarmos um símbolo de maior valor primeiro que o de menor valor, somamos os números assim:
♦ I coloca-se à esquerda de V ou X
♦ X coloca-se à esquerda de L ou C
♦ C coloca-se à esquerda de D ou M
Se colocarmos um símbolo de maior valor primeiro que o de menor valor, somamos os números assim:
VI ( 5 + 1)
|
6
|
XIII (10 + 3)
|
13
|
LIV (50 + 4)
|
54
|
CX (100 + 10)
|
110
|
Se colocarmos um símbolo de menor valor primeiro
que o de maior valor, diminuímos os números assim:
IV (5 - 1)
|
4
|
IX (10 - 1)
|
9
|
XL (50 – 10)
|
40
|
XC (100 – 10)
|
90
|
CD (500 – 100)
|
400
|
CM (1000 – 100)
|
900
|
Números indo-arábico
Aconteceu
na Índia uma das mais notáveis invenções de toda a história da Matemática: O
sistema de numeração decimal. Isto aconteceu após o aperfeiçoamento dos
símbolos utilizados pelos hindus, quando houve a idéia de introduzir uma
notação para uma posição vazia – o zero. Foi quando os dez símbolos que
conhecemos hoje em dia foram criados. Hoje, estes símbolos são chamados de
algarismos indo-arábico. Mas foram os árabes que divulgaram ao mundo os números
hindus, após traduções de livros vindos da Índia. Os árabes compreenderam o
tesouro que os matemáticos hindus haviam descoberto. Isto permitiu o
desenvolvimento de sistemas para o armazenamento de grandes números. Por isso,
o nosso sistema de numeração decimal é conhecido como indo-arábico.
Sistema de Numeração
Egípcios
Os egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito
interessante para escrever números, baseando em agrupamentos.
Cada unidade era representada por :
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
I
|
II
|
III
|
II
II |
II
II I |
III
III |
III
III I |
IIII
IIII |
IIII
IIII I |
Ao chegar
às dezenas os foram substituídos por ∩:
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
∩
|
∩I
|
∩II
|
∩III
|
∩IIII
|
∩III
II |
∩III
III |
∩III
IIII |
∩IIII
IIII |
∩IIII
IIIII |
∩ ∩
|
∩ ∩
I
|
Façam as atividades do PET 2° semana
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