AULA - 6º2 R

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Semana 4 Aula
Vídeo aula classificação dos triângulos quanto a seus ângulos

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Semana 4 Aula 1

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Semana 3 Aula 2

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 1) Diga se a figura é plana ou não plana :

a) CD:......................................................................

b) Carta de baralho: ............................................................

c) Dados de um jogo de azar: .........................................................................

d) Um vaso redondo de flor: ............................................................................

e)Um quadro na parede:................................



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Semana 1 Aula 3


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Semana 1 Aula 2

Bases do Prisma
De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em:
  • Prisma Triangular: base formada por triângulo.
  • Prisma Quadrangular: base formada por quadrado.
  • Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.
  • Prisma Hexagonal: base formada por hexágono.
  • Prisma Heptagonal: base formada por heptágono.
  • Prisma Octogonal: base formada por octógono.
 Tipos de prismas


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Semana 1 Aula 1


Prisma - Figura Geométrica
O prisma é um sólido geométrico que faz parte dos estudos de geometria espacial.
É caracterizado por ser um poliedro convexo com duas bases (polígonos iguais) congruentes e paralelas, além das faces planas laterais (paralelogramos).

Composição do Prisma


 
 
Os elementos que compõem o prisma são: base, altura, arestas, vértices e faces laterais.

Assim, as arestas das bases do prisma são os lados das bases do polígono, enquanto que as arestas laterais correspondem aos lados das faces que não pertencem às bases.

Os vértices do prisma são os pontos de encontro das arestas e a altura é calculada pela distância entre os planos das bases.

Semana 6 Aula 2.

1) Com 15 prestações mensais iguais de 475 reais Érick comprou uma moto. Quanto custou essa moto?
Resposta:
15 x 475=  7125

2) Ana quer terminar a leitura de um livro em 15 dias, lendo sempre o mesmo número de páginas todos os dias. Sabendo que o livro tem 285 páginas, quantas páginas Ana deverá ler por dia?
Resposta:
285 dividido por 15 = 19 dias

3) Se cada cesta de frutas tem 14 bananas, 9 maçãs e 7 laranjas. Quantas frutas contêm 12 cestas?
Resposta:
Bananas 14 x 12 = 168
Maças 9 x 12 =108
Laranjas 7 x 12 =84
Total= 168 + 108 + 84=360 frutas em 12 cestas

4) Em cada caixote cabem 30 dúzias de laranjas. Um caminhão está carregado com 80 caixotes de laranjas. Quantas laranjas, no total o caminhão está carregando?
Resposta:
80 x30= 2400 laranjas

5) Comprei um carro por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao final dos 24 meses, quanto terei pago pelo carro? 
Resposta:
Prestações  630 x 24 =15120
Total= 2500 + 15120 =17620

6) Luis e Vera foram encarregados de preparar os sanduíches para a festa surpresa de Anita. Cada pão de fôrma dá para 12 sanduíches. São 22 os convidados e a previsão é que cada um coma 6 sanduíches. De quantos pães de fôrma eles vão precisar?
Resposta:
22 x 6 = 132 sanduíches
132 dividido por 12 = 11 Paes

7) No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de quinta série e quatro de sexta série. Em cada quinta série há 32 alunos e, em cada sexta série, 30 alunos. Quantos alunos há no total nas quintas e sextas séries juntas nesta escola?
Resposta
Quinta Serie: 4 x32 =128
Sexta serie : 4 x 30 = 120
Total alunos: 128 + 120 = 248 alunos

8) Duas dúzias de estojos custam R$ 384,00. Quanto custa 11 estojos?
Resposta:
2 dúzias = 24 estojos
384 dividir por 24= cada estojo custa 16 reais
11 x 16= 176


Semana 6 Aula 1




1) Com 15 prestações mensais iguais de 475 reais Érick comprou uma moto. Quanto custou essa moto?

2) Ana quer terminar a leitura de um livro em 15 dias, lendo sempre o mesmo número de páginas todos os dias. Sabendo que o livro tem 285 páginas, quantas páginas Ana deverá ler por dia?

3) Se cada cesta de frutas tem 14 bananas, 9 maçãs e 7 laranjas. Quantas frutas contêm 12 cestas?

4) Em cada caixote cabem 30 dúzias de laranjas. Um caminhão está carregado com 80 caixotes de laranjas. Quantas laranjas, no total o caminhão está carregando?

5) Comprei um carro por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao final dos 24 meses, quanto terei pago pelo carro? 

6) Luis e Vera foram encarregados de preparar os sanduíches para a festa surpresa de Anita. Cada pão de fôrma dá para 12 sanduíches. São 22 os convidados e a previsão é que cada um coma 6 sanduíches. De quantos pães de fôrma eles vão precisar?

7) No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de quinta série e quatro de sexta série. Em cada quinta série há 32 alunos e, em cada sexta série, 30 alunos. Quantos alunos há no total nas quintas e sextas séries juntas nesta escola?

8) Duas dúzias de estojos custam R$ 384,00. Quanto custa 11 estojos?


Semana 5 Aula 2


Exercícios
1) Marque um X no parêntese que contenha a ÚNICA alternativa correta.

a) O número 1444 corresponde em Algarismo Romano a:

(    ) MCDXLIV   
(    ) MLXDIV 
(    ) MCDXXXXIV

b) O número romano MMDXXXVI corresponde a:

(    ) 2436 
(    ) 1536
(    ) 2536

c) O número 698 corresponde em Algarismo Romano a:

(    ) DCLXLVIII
(    ) DCXCVIII
(    ) DCXCIIX

d) O número romano MCMIV corresponde a:

(    ) 2904 
(    ) 1994
(    ) 1904

e) O antecessor de 912 em Algarismo Romano é:

(    ) CMXI 
(    ) MCXI
(    ) DCDXI

f) O sucessor de 230 em Algarismo Romano é:

(    ) CCXXLI 
(    ) CCXXXI
(    ) CLLXXXI



2) (C+S) - O algarismo romano MCIX, no sistema de numeração decimal é representado por:

a) (    ) 1129
b) (    ) 1009
c) (    ) 1119
d) (    ) 1109

3) (C+S) - Faça a correspondência correta

(1) 2734
(2) 27
(3) 1522
(4) 674
(5) 999
(6) 1278
(7) 1032

(    ) MCCLXXVIII
(    ) MMDCCXXXIV
(    ) DCLXXIV
(    ) CMXCIX
(    ) MXXXII
(    ) XXVII
(    ) MDXXII

4) represente com arábicos e números romanos, conforme o exemplo:

quatrocentos e setenta e seis = 476 = CDLXVI

a) setecentos e quatro  _________________ = __________________
b) oitocentos e vinte e seis  _________________ = __________________
c) três mil e novecentos e dez _________________ = __________________
d) mil e seiscentos e trinta e nove  _________________ = __________________
e) mil e quinhentos e oitenta e nove  _________________ = __________________
f) quatrocentos e noventa  _________________ = __________________
g) mil e setenta e quatro  _________________ = __________________
h) três mil e quatrocentos e dez  _________________ = __________________
i) dois mil e oitocentos  _________________ = __________________
j) novecentos e sessenta e três _________________ = _________________

5) Escreva o antecessor e o sucessor dos números a seguir utilizando os números romanos.

a) __________ 14 ____________
b) __________ 30 ____________
c) __________ 39 ____________
d) __________ 69 ____________
e)__________ 78 ____________
f) __________ 89 ____________
g) __________ 140 ___________
h) __________ 175 ___________
i) __________ 390 ___________
j) __________ 417 ___________

6) (C+S) - Marque um X no parêntese que não corresponde o Algarismo Romano  com o seu número decimal, nas questões abaixo.

(    ) 1040 = MXL
(    ) 995 =  CMXCV
(    ) 1069 = MLXIX
(    ) 1118 = MCXVIII
(    ) 1199 = MCXCVIIII


Semana 5 Aula 1
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Exercícios
1) Calcule o resultado das operações.

a) 0,1 + 0,2         b) 0,35 + 0,4         c) 1,25 + 6       d) 2,47 + 1,25       e) 14,36 + 0,3

2) Escreva os três próximos termos das sequência numéricas.

a) 0,1    0,2     0,3      0,4      0,5    0,6    ____    ____    ____ 

b) 
 4,5    5,0     5,5      6,0    6,5   7,0     ____    ____    ____

c)
 0,04    0,06    0,08      0,10     0,12    ____    ____    ____   

3) Qual é o valor da expressão (15,8 - 7,36 + 0,83) + (6 - 2,34 + 0,75) ? 

4) São dados os números a e b, tais que a = 10 - (5,76 + 2,3) e b = (10 - 5,76) + 2,3

a) Qual é o valor de a


b) Qual é o valor de


c) Calcule o valor de a + b

5) Em certa cidade, os dois edifícios mais altos são o Verde e o Amarelo. O edifício Verde tem 37,6 metros de altura e o edifício Amarelo, 29,45 metros. Quantos metros o edifício Verde é mais alto que o edifício Amarelo? 

6) A ginasta Daiane dos Santos obteve a 5ª colocação da ginástica artística de solo nas Olimpíadas de Atenas 2004. Daiane conseguiu a nota de 9,375 e a romena Catalina Ponor conquistou a nota 9,75. Qual delas conseguiu a maior no

7) Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?
a) 48,284    b) 586,28      c) 241,59         d) 482,84

8) Num supermercado o preço do feijão é de R$3,95 , o preço do arroz é de R$ 2,78 e o preço da farinha de trigo é de R$ 4,15. Se forem adquiridos os três produtos e pagarmos com uma nota de R$ 20,00 , quanto se receberá de troco ? 


Semana 4 Aula 1

Semana 3 aula 5



Semana 3 aula 4
Correção dos exercícios da semana 3 aula 2




1)Quais números estão representados abaixo:
a) XIV __14
b) LXII ____62
c) XLV ____45
d) XC _____90
e) CCXXX ___130
f) CLXXVII ___175
g) CCXLII ___142
2) Determine o sucessor destes números:

a) 289 ___290
b)1109 ___1110
c) 5899 ___5900
d) 9999 __10000
3) Determine o antecessor destes números:

a) 590 ____589
b) 3485 ___3484
c) 6090 ___6089
d) 20000 __19999

4) Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:

a) 26 _____XXVI
b) 102 ____CII
c) 830 ____DCCCXXX
d) 77 ____LXXVII
e) 409 ___CDIX
f) 1050 __ML
g) 91 ___XCI

5) No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século XIX. Usando algarismos, escreva o número que representa esse século.= 19



Semana 3 aula 3




Lista de exercícios do 6º ano.



1)Passe os números do sistema indo-arábico para o sistema romano ou sistema romano para o sistema indo-arábico.

a)II =               b)IV =       c)XI =           d)XX =        e)LXIX =            f)1700 =          g)1582 =          h)671 =       i)443 =



2)  Em MDXXX , com o propósito de realizar uma política de colonização efetiva, Dom João III, "O Colonizador", organizou uma expedição ao Brasil.

Escreva os números citados, utilizando algarismos indo arábicos.____________________________________



3) Os números representados por CX e XC no sistema romano têm o mesmo valor.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa?



4) Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:
a) 23 ______________
b) 112 ____________
c) 834  _____________
d) 79  ______________
e) 449 _____________
f) 1450 ________________
g) 91 _______________
h) 365 _______________
i) 3912 _____



5) Estou lendo o capitulo LXXVII de um livro. Usando os nossos símbolos, escreva o número correspondente ao capítulo que estou lendo.   _____________



6) João tem IX de idade seu irmão mais velho tem XXI e o mais novo V, somando a idade dos três dá a idade do pai.Quantos anos tem o pai deles ?

Semana 3 Aula 2




1)Quais números estão representados abaixo:
a) XIV _______________
b) LXII ______________
c) XLV ______________
d) XC _______________
e) CCXXX ______________
f) CLXXVII _____________
g) CCXLII ______________
2) Determine o sucessor destes números:

a) 289 _________
b)1109 ________
c) 5899 ________
d) 9999 ________
3) Determine o antecessor destes números:

a) 590 _________
b) 3485 ________
c) 6090 ________
d) 20000 _______

4) Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:

a) 26 ______________
b) 102 _____________
c) 830 _____________
d) 77 ______________
e) 409 ______________
f) 1050 _____________
g) 91 ______

5) No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século XIX. Usando algarismos, escreva o número que representa esse século.


Semana 3 aula 1
sugestão de vídeo aula.


Semana 3 Aula 1



Sistema de Numeração Decimal
  • ·         O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal,  pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades.
  • ·         Os símbolos matemáticos utilizados para representar um número no sistema decimal são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas.
  • ·         Com os algarismos formamos numerais (Numeral é o nome dado a qualquer representação de um número).
  • ·         A Partir do agrupamento de 10 em 10 surgiu a primeira definição: o grupo de dez unidades recebe o nome de dezena.
  • ·         Cada grupo de 10 dezenas forma uma centena




Semana 2 aula 2



Numeração maia

 

Os numerais são representados por símbolos compostos por pontos e barras, sendo o zero a única exceção por ser representado pelo desenho de uma concha.


 
A partir do 20, os números eram representados considerando a posição do algarismo, parecido com  o sistema de numeração que nós utilizamos, com uma diferença importante, eram escritos na vertical, o número 20 fica então:

 Observe que a concha vale zero e como está na primeira posição é multiplicado por já na segunda posição temos o número 1 que é multiplicado por . Se tivéssemos mais posições verticais continuaríamos a multiplicar da mesma forma, observe:


 

Sistema de Numeração Babilônico

Quem pensa que não utilizamos o sistema babilônico, está enganado, pois a divisão das 24 horas, uma hora em 60 minutos e os minutos em 60 segundos, é uma herança dos babilônicos. O sistema babilônico utiliza a base 60 para a formação de seus numerais.
O sistema sexagesimal, também conhecido como sistema de numeração babilônico, necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para compor esses números eles usam a base 10 (utilizada no sistema de numeração decimal, o utilizado atualmente), para associar símbolos que correspondiam aos 60 “algarismos” necessários.
Veja figuras abaixo:

 
Símbolos que representam os números de 1 a 10.
Agora para escrever os números de 2 a 9 utiliza-se os mesmos símbolos, mas dispostos de uma forma diferente:

 
Para representar os números 10, 20, 30, 40 e 50 utiliza-se o símbolo do numeral 10, mas dispostos de forma diferentes:
 
 
Exemplo:
Como ficaria o número 45?


Semana 2 aula 1


Sistema de numeração Romano

Esse Sistema de numeração é o mais usado nas escolas, depois do sistema de
numeração decimal. E também na representação de:

• designação de séculos e datas;

• indicação de capítulos e volumes de livros;

• mostradores de alguns relógios, etc.
No Sistema de Numeração Romano é utilizado sete letras (símbolos) que representam os seguintes números:

1
I
5
V
10
X
50
L
100
C
500
D
1000
M

 
Para formar outros números romanos utiliza-se as letras acima repetindo-as uma, duas ou três vezes (nunca mais de três). Sendo que as letras V, L e D não podem ser repetidas.
 
2
II
3
III
20
XX
30
XXX
200
CC
300
CCC
2000
MM
3000
MMM
 
Para formar números diferentes dos citados até agora, devemos saber que as letras I, X e C, colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença deles, obedecendo às seguintes regras:
♦ I coloca-se à esquerda de V ou X 
♦ X coloca-se à esquerda de L ou C 
♦ C coloca-se à esquerda de D ou M
Se colocarmos um símbolo de maior valor primeiro que o de menor valor, somamos os números assim:
 
VI ( 5 + 1)
6
XIII (10 + 3)
13
LIV (50 + 4)
54
CX (100 + 10)
110
 
Se colocarmos um símbolo de menor valor primeiro que o de maior valor, diminuímos os números assim:
IV (5 - 1)
4
IX (10 - 1)
9
XL (50 – 10)
40
XC (100 – 10)
90
CD (500 – 100)
400
CM (1000 – 100)
900




Números indo-arábico

Aconteceu na Índia uma das mais notáveis invenções de toda a história da Matemática: O sistema de numeração decimal. Isto aconteceu após o aperfeiçoamento dos símbolos utilizados pelos hindus, quando houve a idéia de introduzir uma notação para uma posição vazia – o zero. Foi quando os dez símbolos que conhecemos hoje em dia foram criados. Hoje, estes símbolos são chamados de algarismos indo-arábico. Mas foram os árabes que divulgaram ao mundo os números hindus, após traduções de livros vindos da Índia. Os árabes compreenderam o tesouro que os matemáticos hindus haviam descoberto. Isto permitiu o desenvolvimento de sistemas para o armazenamento de grandes números. Por isso, o nosso sistema de numeração decimal é conhecido como indo-arábico.

 SISTEMA DE NUMERAÇÃO


Sistema de Numeração Egípcios
Os egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números, baseando em agrupamentos.
Cada unidade era representada por :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
I
II
III
II
II
II
II
I
III
III
III
III
I
IIII
IIII
IIII
IIII
I
Ao chegar às dezenas os foram substituídos por ∩:
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21

 
∩I
 
∩II


 
∩III
 
∩IIII
 
∩III
II
 
∩III
III
 
∩III
IIII
 
∩IIII
IIII
 
∩IIII
IIIII
 
∩ ∩


 
∩ ∩ I

 

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