Pet 2
Semana 4 Aula 1
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Semana 3 Aula 1
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Semana 2 Aula 3
Correção Pet 2 Semana 1
Pet 2
Semana 2 Aula 1
Pet 2
Semana1 aula 3
Pet 2
Semana 1 Aula 1
Ângulo completo ou de uma volta: ângulo com medida igual a 360
Semana 6 Aula 1
Semana 5 Aula 2
Semana 4 Aula 1
Pet 2
Semana 3 Aula 1
Pet 2
Semana 2 Aula 3
Correção Pet 2 Semana 1
Pet 2
Semana 2 Aula 1
Pet 2
Semana1 aula 3
1)A medida de um ângulo obtuso é ______ do que a de um ângulo reto e ______ do que a de um
ângulo raso. Que palavras
completam a frase corretamente? (Assinale
a opção correta.)
a)menor
– menor b)menor – maior
c)maior
– menor d)maior – maior
2) O ângulo
reto, também conhecido como ângulo de um
quarto de volta, mede:
a) 90° b) 180°
c)
270° d) 360°
3) O ângulo que mede menos de 90° e mais de 0° é chamado de:
a) agudo b) raso c) reto
d)
obtuso
4) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto quando o relógio marca 3h mede:
a) 30° b) 60° c) 90° d) 180°
5) Um ângulo de três quartos de volta mede:
a) 90° b) 180° c) 270° d) 360°
6) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto em um relógio que marca 6h mede:
a) 45° b)
90° c) 135° d) 180°
7) O ângulo de 180° é chamado de:
a) ângulo de um quarto de volta
b) ângulo de meia volta
c) ângulo de três quartos de volta
d) ângulo de uma volta
8) Responda:
a) O menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio às 3 horas é um ângulo agudo, reto ou obtuso?
b) O menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio às 2 horas é um ângulo agudo,reto ou obtuso?
c) O menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio às 5 horas é um ângulo é um ângulo agudo, reto ou obtuso?
Pet 2
Semana 1 Aula 1
Ângulos
O estudo dos ângulos é
fundamental para compreender conceitos ligados a geometria, trigonometria, entre
outros ramos da Matemática. O estudo dos ângulos é um dos responsáveis pelos
avanços que possuímos atualmente em vários ramos, como a navegação e a
astronomia.
Definição de ângulo
Chama-se ângulo
a região entre duas semi-retas que partem de uma mesma origem. Podemos dizer,
ainda que um ângulo é a medida da abertura de duas semi-retas que partem da
mesma origem.
Classificação de ângulos
Os
ângulos podem ser classificados de acordo com a sua medida.
Ângulo
agudo: ângulo
com medida menor que 90º (0° < α < 90°).
Ângulo reto:
ângulo com medida igual a 90º.
Ângulo obtuso:
ângulo com medida maior que 90º (90° < α < 180°).
Ângulo raso:
ângulo com medida igual a 0º ou 180º.
Ângulo completo ou de uma volta: ângulo com medida igual a 360
Semana 6 Aula 1
1)
Indique o número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um
débito de 30.
B) O saldo
obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e um débito de 60.
C) O saldo de
gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma
partida que perdeu de 7 a 1.
E) A temperatura final no congelador quando
ela sai de −5 °C e aumenta 8 °C
2) Escreva os
números inteiros na reta numérica:
A)
Compreendidos entre 1 e 7;
B)
Compreendidos entre −3 e 3;
C)
Compreendidos entre −4 e 2;
D)
Compreendidos entre −2 e 4;
E)
Compreendidos entre −5 e −1;
F)
Compreendidos entre −6 e 0;
3) Qual é o
número maior?
A) +1 ou –10 B) –20 ou –10 C) +30 ou 0 D) +20 ou –30 E) –20 ou
0 F) –50 ou +50 G) +10 ou –10 H) –30 ou –15
4) Seja o conjunto
A = {-20, -5, 0, 5, 12, -1, 8, 15}
A) Qual é o
menor número do conjunto A?
B) Qual é o maior número do conjunto A?
5) Compare os
seguintes pares de números, utilizando os símbolos >, < ou =. A) +2 _______ +3 B) −3 ______ −6 C) +5 ________ −5 D) −3 ______
−2 E) −3 ________ +4 F) −8 ______ −2 G) +1
________ −1 H) 0 ________−5 I) −2 ________ −4 J) −4
______ −3 K) 5 _________ −5 L) 40 ______ +40 M) −30 ______
−10 N) −85 ______ +85 O) 100 ______ −200
Semana 5 Aula 2
Exercícios
1) Uma empresa deve R$ 5400,00 para seus
funcionários, mas irá receber R$ 7300,00 de outra empresa. Represente essa
situação com apenas um número inteiro
2) Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela
vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?
3) Um reservatório contém 500 litros de água e
efetuamos, sucessivamente, as seguintes operações:
·
Retiramos 80 litros
·
Colocamos 45 litros
·
Colocamos 30 litros
·
Retiramos 130 litros
·
Retiramos 80 litros
Qual a quantidade de água que ficou no reservatório?
4) Questão:
Dados os números:
X = –5 + 5 –5
Y = –1000 +
100 –10 + 1
Z = –5 –( + 8 ) + ( -3 ) –(–9 )
a) Qual é o menor?
b) Qual é o maior?
c) Coloque em ordem crescente.
d) Qual o sucessor do valor de x?
5) Qual das operações abaixo tem o menor resultado?
a) +126 –200
b) ( +12).(-6 ) c) ( -100 )
: ( -2 )
d) ( + 20 )
–( + 89) e) ( -150) : ( + 2)
6) Assinale a sentença verdadeira:
a)A soma de dois números negativos é sempre um
número positivo.
b) A soma de um número positivo com um número
negativo pode ser um número positivo.
c) A soma de dois números de sinais diferentes é
sempre negativa.
d) A soma de dois números inteiros opostos é um
número negativo.
Semana 5 Aula 1
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Semana 4 Aula 1
exercícios
1) Considere
o conjunto A = {-8, -2, 0, 1/2, 5, 9} indique neste conjunto quais números
pertencem ao conjunto dos inteiros.
2) Efetue a soma entre os números inteiros 3102 e -291
3) Encontre o sucessor e o antecessor dos números inteiros a seguir:
a) 26 b) -84 c) 203
d) -3 e) 0
4) calcule
a) +5 + 3 = b) +1 + 4 = c) -4 - 2 = (R: -6) d) -3 - 1 =
a) +5 + 3 = b) +1 + 4 = c) -4 - 2 = (R: -6) d) -3 - 1 =
e) +6 + 9 = f) +10 + 7
= g) -8 -12
5) Calcule:
a) (+3) + (+2) = b) (+5) + (+1) = c) (+7) + ( +5) =
a) (+3) + (+2) = b) (+5) + (+1) = c) (+7) + ( +5) =
d) (+2) + (+8) = e) (+9) + (+4) = f) (+6) + (+5)
6) Calcule:
a) ( -22) + ( -19) = b) (+32) + ( +14) = c) (-25) + (-25) =
a) ( -22) + ( -19) = b) (+32) + ( +14) = c) (-25) + (-25) =
d) (-94) + (-18) = e)
(+105) + (+105) = f) (-280) +
(-509) =
7) Calcule:
a) +1 - 6 = b) -9 + 4 = c) -3 + 6 =
a) +1 - 6 = b) -9 + 4 = c) -3 + 6 =
d) -8 + 3 = e) -9 + 11 = f) +15 - 6 =
Semana 3 Aula 4
Exercícios
1) Calcule:A) 45 – 35 – 25 -15 = B) – 35 + 15 – 25 + 5 =
C) – 5 + 25 – 35 + 15 = D) 5 – 35 + 15 – 45 =
2) Calcule:
A) (+6) – ( -3) = B) (+4) – ( -9) =
C) (+10) – ( +3) = D) (+8) – ( +9) =
E) (-17) – ( -3) = f)(-9) – ( +10) =
g)(-8) – ( -12)
3) Elimine os parênteses e calcule:
A) (+3) + (-2) + (+1) = B) (-7) – (+2) – (-4) =
C) (-3) + (-5) – (-6) = D) 10 – (-4) – (+6) =
E) (-20) + (-10) + (+5) =
4)Que número deve ser colocado no lugar de cada lacuna?
A) 15 – = 10
B) 5 – = 10
C) 0 – = 10
D) (-5) – = 10
E) (-15) – = 10
F) (-20) – = -10
G) (-10) – = 10
Semana 3 aula 3
Semana 3 Aula 3
Semana 3 Aula 2
Exercícios
1) Um jogador ganha R$
3000,00 em uma aposta e perde R$ 3500,00 em outra. O resultado final das duas
apostas pode ser representado por quanto?
2) Quanto é 8 - 5 e 5 - 8
?
3) Um pessoa tem R$
500,00 na sua conta bancária e faz, sucessivamente, as seguintes operações
bancárias:
·
Coloca
R$ 200,00
·
Retira
R$ 900,00
·
Coloca
R$ 600,00
·
Retira
R$ 700,00
4)Eu tinha um saldo de -R$ 520,00 no banco. Depositei R$
810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: Aluguel: R$
440,00; Supermercado:
R$ 180,00. Descontando os cheques, qual será o
meu saldo?
5)Escreva na forma crescente:
a) 4, -1, 5, -3, 0, 1 e -2 b) 1, -5, -10, 9, 18, -30,
-20 e 8
6) Para cada item a seguir, escreva o resultado com um número inteiro:
a) Qual será o novo saldo de uma pessoa que tinha,no banco, um saldo positivo de R$ 200,00 e fez uma retirada de R$ 320,00?
b) Qual foi a variação de temperatura de uma cidade,que passou de 8 graus Celsius, abaixo de zero,para 2 graus Celsius, abaixo de zero?
Semana 3 Aula 2
Semana 3 Aula 1
Exercícios
1)Um elevador se encontra no andar térreo de um
edifício. Usando números inteiros positivos ou negativos e considerando o
térreo como origem, indique o andar onde o elevador se encontra quando:
• sobe 5
andares
• desce 2 andares
• sobe 9 andares e desce 6 andares
• desce 4
andares e sobe 2 andares
2) uma equipe de basquete realizou três jogos.
Nesses jogos, a equipe marcou 251 pontos e sofreu 240 pontos.O saldo dessa
equipe é a favor ou contra?
•Usando números inteiros positivos ou negativos,
escreva esse saldo:
3) Joaquim tem, no momento, um saldo de R$ 5 000,00
no banco. Usando números inteiros positivos ou negativos, escreva o saldo dele
se:
•ele fizer um depósito de R$ 2 000,00
•ele fizer uma retirada de R$ 6 000,00
4) Calcule:
a) -7 + 17 =
b) +16 -10 =
c) -1 + 1=
d) -3 -16 =
e) +8 -22 =
f) f)+5-21=
g) + 1 + 14 =
h) -23 + 29 =
i) -13 -13 =
5) A temperatura de um local passou de -5 graus para
+4 graus. Para saber quanto ela subiu, efetuamos uma subtração de números
inteiros. Faça essa subtração.
Subiu ___ graus.
NUMEROS
INTEIROS
Os números inteiros são os números positivos e negativos. Estes
números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ.
O conjunto dos números inteiros é infinito e pode ser representado da
seguinte maneira:ℤ = {..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3,...}
Os números inteiros negativos são sempre acompanhados pelo
sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir ou não acompanhados
de sinal (+).
Representação na Reta Numérica
Os números inteiros podem ser representados por pontos na
reta numérica. Nesta representação, a distância entre dois números consecutivos
é sempre a mesma.
Os números que estão a uma mesma distância do zero, são chamados de opostos
ou simétricos.Por exemplo, o -4 é o simétrico de 4, pois estão a uma mesma distância do zero.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Adição e subtração de números inteiros sem a presença de
parênteses.
1ª propriedade → sinais iguais: soma e conserva o sinal.
2ª propriedade → sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do número de maior módulo
1ª propriedade → sinais iguais: soma e conserva o sinal.
2ª propriedade → sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do número de maior módulo
+ 9 + 10 = +19 → 1ª propriedade
– 6 + 2 = – 4 → 2ª propriedade
+ 9 – 7 = +2 → 2ª propriedade
– 3 – 5 = –8 →1ª propriedade
–18 – 12 = –30 → 1ª propriedade
Adição e subtração de números inteiros com a presença de parênteses.
Para eliminarmos os parênteses devemos realizar um jogo de sinal, observe:
+ ( + ) = +
+ ( – ) = –
– ( + ) = –
– ( – ) = +
Após a eliminação dos parênteses, basta aplicarmos a 1ª ou a 2ª propriedade.
+ (+9) + (–6) → + 9 – 6 → + 3
– (– 8) – (+6) → +8 – 6 → +2
+ (– 14) – (– 8) → –14 + 8 → – 6
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